No final de semana foi divulgada a notícia que o Presidente do Brasil, Lula Inácio Lula da Silva (PT), 77 anos de idade, havia sido encaminhado ao Hospital Sírio-Libanês, e esta correu o mundo através da internet. Muitas especulações e boatos foram levantados. Na Argentina teve jornal especulando que o presidente teria morrido de um ataque do coração. É uma super fake news.
CONFIRA AQUI: Boato sobre a morte de Inácio Lula da Silva desmaracado
O que o Presidente do Brasil teve, conforme anúncio em boletim oficial, divulgado pelo Hospital Sírio-Libanês e seu médico, Kalil, foi uma hemorragia cerebral e passou por uma cirurgia intracraniana.
Segundo Dr. Roberto Kalil, a cirurgia evoluiu bem, saiu da sala de cirurgia, praticamente acordado, já extubado e estável. Ademais, já se alimenta, conversa e deverá ficar de observação nos próximos dias.

Confira a Coletiva sobre o estado de saúde do Presidente do Brasil na Íntegra
Essa cirurgia foi necessária depois que Lula se desequilibrou de um banco, que estava sentado, e caiu batendo a cabeça com força, levando 5 pontos. Foi constatado um pequeno sangramento em exames específico e, desde então, estava sendo acompanhado, por especialistas.
Quem comanda o Brasil até a completa recuperação do Lula?
No Brail, a regra para substituição do Presidente do Brasil é a seguinte:
- Vice-Presidente
- Presidente da Câmara dos Deputados
- Presidente do Senado Federal
- Presidente do Supremo Tribunal Federal
Então, durante todo o período de afastamento, aconselhado e divulgado pelo Dr. Roberto Kalil, quem estará à frente das atividades do presidente é o seu vice, Geraldo Alckmim.
O ex-governador de São Paulo, cancelou sua agenda no interior de São Paulo para cumprir a Agenda Presidencial, que tem compromissos marcados, em Brasília.